Fármacia
Este Trabalho tem como principal objetivo descrever detalhadamente todo processo dos Eosinófilos Granulócitos: Definição, conceito, morfologia, classificação e falar sobre uma patologia relacionada. A patologia citada será Pneumonia eosinofílica.
Eosinófilos Granulócitos
Características gerais dos eosinófilos
São células sanguíneas responsáveis pela defesa ou imunidade do organismo juntamente com outros tipos de células que constitui o plasma sanguíneo.
Desenvolvem-se na medula óssea antes de migrar para o sangue periférico.
Os eosinófilos são células inflamatórias, muito menos numerosos do que os neutrófilos, constituindo apenas 2-3% dos polimorfonucleares do total de leucócitos. Seu núcleo é bilobulado com grande mobilidade e inúmeras vesículas citoplasmáticas. O citoplasma é quase inteiramente ocupado por grânulos específicos. O retículo endoplasmático, as mitocôndrias e o aparelho de Golgi são pouco desenvolvidos. Sua vida média é de aproximadamente 13 dias, sendo seis dias em desenvolvimento na medula óssea, um dia na circulação e seis dias no tecido. Os níveis sanguíneos de eosinófilos sofrem variações durante o dia, atingindo maior concentração à meia noite e menor concentração ao meio dia.
Uma das principais funções dos eosinófilos é a defesa contra helmintos. Os helmintos estimulam a população Th2 a produzir IL-4 e IL-5. A IL-4 promove aumento de IgE, que se liga à superfície do helminto. A IL-5 ativa os eosinófilos, que se ligam ao imuno complexo e secretam grânulos com componentes enzimáticos. * Proteína básica principal (MBP) - principal componente dos grânulos eosinofílicos. É lesiva ao epitélio brônquico, relaciona-se com a fase tardia da reação alérgica e defesa contra helmintos. * Proteína catiônica eosinofílica (ECP) * Neurotoxina derivada do eosinófilo (EDN) * Peroxidase eosinofílica (EOP)
Essas células fagocitam e eliminam complexos de antígenos com anticorpo que