Fábrica do futuro
Do meu ponto de vista a fábrica do futuro busca por profissionais que utilizam o conhecimento e o saber adquirido para aperfeiçoar os processos em que estão envolvidos.
Organização de produção: Busca pelo valor, eliminação de atividades desnecessárias.
Redução de erros, foco na excelência. Organização, limpeza, colaboradores preparados para desenvolver várias funções na empresa. O potencial e a capacidade de todos os colaboradores são explorados ao máximo.
Muitas fábricas já adotam alguns ou todos os procedimentos citados acima.
A valorização da equipe como um todo, visando o único objetivo em comum, qualidade no produto oferecido.
Comunicação visual: Todos os colaboradores tem acesso as informações dando fim a era dos gerentes que guardam informações para deter o poder.
Controle da qualidade: Aumento na atividade de inspeção, controle do processo e gerenciamento de dados.
Maior uso de CEP.
Uma visão mais completa e mais integrada do processo e cadeia de valores.
Muitos são os pontos que podem ser abordados em torno da fábrica do futuro, eu acredito que o mais importante seja a busca pelo ambiente inovador e favorável ao trabalho, o que gera o comprometimento de seus colaboradores e o prazer pela busca da perfeição no processo feito.
Na minha fábrica do futuro o que não pode faltar é funcionário do futuro, valorizado e estimulado a buscar mais conhecimento.
No filme "O Dia em que a Terra Parou" há uma cena emblemática quando na busca de demover a destruição da humanidade pela entidade alienígena um cientista, mais esclarecido (talvez pela própria idade e vivência) diz: "O Homem só encontrará a solução para seus problemas de sobrevivência quando já estiver na beira do abismo. Somente nesse momento é que estaremos prontos para evoluir. Dê-nos essa chance..."
Algumas pessoas amedrontadas com a “ameaça” chamada fábrica do futuro até brincam que no futuros as fábricas funcionarão apenas com um computador, um engenheiro e um cão: