Futurologia - automóveis
Futurologia - Automóveis
Fabio Lima
O estudo a seguir é baseado em pesquisas textuais, qualitativas e quantitativas e servira para demonstrar as tendências e perspectivas em relação ao futuro dos automóveis, apontando que caminhos a industria automobilística está tomando em relação a segurança, designe, fontes de combustíveis e ergonomia.
(Introdução)
O que é futurologia?
Futurologia é a ciência que estuda o futuro, com base no discutido e pesquisado podemos afirmar que a futurologia é capaz de prever e diagnosticar tendências futuras em pontos específicos. O profissional futurólogo não diz o que ira acontecer e sim o que poderá ocorrer dentro de um cenário provável ou desejável. E isto pode servir de ajuda na tomada de decisões baseadas em perspectivas baseadas em estudo e estratégias que uma organização queira adotar.
Com uma tendência mundial a mudanças cada vez mais rápidas o papel do futurólogo e essencial em uma empresa, pois seus corretos discernimentos sobre as expectativas para o futuro podem alavancar os resultados de uma empresa. E essa tendência é muito visível dentro do mercado automobilístico que diante do cenário atual em relação ao meio ambiente, sustentabilidade, tecnologia e fontes de alimentação (combustíveis). O texto a seguir demonstrara que rumos às fabricantes de automóveis irão seguir tomando por base a futurologia e a prospecção do mercado, apresentando as novas tecnologias estudadas nos laboratórios das empresas, os conceitos de veículos do futuro, proporcionando uma previsão de veículos passiveis de fabricação daqui a 50 anos, as novas inovações sobre a fabricação (designe, flexibilidade, segurança e sustentabilidade) e quais as soluções possíveis para o problema dos combustíveis.
Híbridos, elétricos, sistema flex, downsizing de motores (compactação de motores mantendo o desempenho), alumínio, plástico, fibras naturais,