futuro da computação
Para IBM, a nova geração de computadores será capaz de imitar os sentidos humanos; veja vídeo com as percepções dos cientistas para os próximos cinco anos da computação
São Paulo – Anualmente, a IBM divulga a sua lista de previsões para os próximos cinco anos das tecnologias que vão transformar a maneira como as pessoas trabalham, vivem e interagem com os computadores. E em sua nova lista, com estimativas para até 2017, a empresa descreve o futuro da computação como a “era dos sistemas cognitivos”. “Esta nova geração de máquinas irá aprender, adaptar, sentir e começar a experimentar o mundo como ele realmente é”, prevê a Big Blue. “Por isso, nossas previsões tem como foco um elemento desta nova era: a habilidade dos computadores de imitar os sentidos humanos”, explicou a empresa em sua análise.
Confira abaixo as cinco previsões que vão, segundo a IBM, definir o futuro da computação:
Tato: você conseguirá tocar através do seu smartphone
De acordo com a IBM, equipes de cientistas da empresa já estão pesquisando aplicações para o varejo e outros setores com tecnologias háptica, capazes de simular pressão, textura vibrações e outras sensações.
Para a empresa, seremos capazes de sentir e diferenciar, através do vibrar da tela do dispositivo móvel, a seda do algodão, como se estivéssemos realmente tocando o tecido. ”Esta tecnologia se tornará onipresente no nosso dia a dia e vão transformar os smartphones em ferramentas para interações naturais e intuitivas com o mundo ao redor”, considera a IBM.
Visão: Um pixel significará mais que mil palavras
Nos próximos cinco anos, prevê a IBM, computadores serão capazes de olhar e reconhecer o conteúdo das imagens e dados visuais. “Eles vão transformar os pixels em significados, compreendendo uma imagem de maneira similar aos humanos”.
Segundo a empresa, um dos setores que mais vão se beneficiar desta nova capacidade é a saúde. Através desta nova compreensão de imagens