Futurismo
O vidro é uma das descobertas mais surpreendentes do homem e a sua história esta repleta de mistérios e lendas.
É um produto inorgânico de fusão, uma substância sólida e amorfa, que apresenta temperatura de transição vítrea, resultado de um arrefecimento rápido de matérias que foram fundidas, tornam-se rígidos sem adquirirem uma estrutura sólida cristalina.
A sua invenção é contestada pelos povos egípcios e fenícios.
É um material com estrutura desordenada, apresenta uma posição fixa, sendo a diferença fundamental entre uma substância no estado cristalino e no estado vítreo a sua orientação estrutural.
As propriedades do vidro variam com a sua composição, depende do tipo de vidro que se pretende fabricar, tendo em conta os óxidos que lhe são introduzidos, podendo algumas matérias-primas serem fonte de mais do que um óxido, ou conterem impurezas.
O vidro de embalagem é composto por matérias-primas abundantes e naturais:
71% de areia;
14% de soda sob a forma de carbonato de sódio;
11% de calcário;
4% de diversos componentes, que permitem a coloração do vidro;
Sendo também adicionados a esta mistura vidro calcinado, detritos de vidro provenientes do fabrico da recolha seletiva de lixo ou dos contentores de reciclagem, o que permite economizar energia e matéria-prima.
A classificação e definição dos vidro é possível seguindo cinco critérios, a sua composição (vidros óxidos, orgânicos, ...), a sua estrutura (vidro, vidro cerâmico), as suas propriedades (res. Química, dilatação, ...) a sua tecnologia de fabrico (soprado, laminado, ...) e as suas aplicações (construção, laboratório, ...).
Referênicas Bibliográficas:
http://www.cm-funchal.pt/ambiente/index.php?option=com_content&view=article& id=330&Itemid=381 http://www.trabalhosgratuitos.com/Outras/Vidro/35635.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vidro
http://pt.verallia.com/o-vidro/historia