Futurismo
Futurismo
Conceito
O futurismo foi um movimento literário e artístico iniciado em 1909. Foi Felippo Marinetti, poeta italiano, quem começou este movimento com a publicação do Manifesto Futurista. Ele fez parte da primeira vanguarda futurista. Essa estética celebrava os signos do novo mundo – a velocidade, a máquina, a eletricidade, a industrialização. Apregoando a destruição do passado e dos meios tradicionais de expressão literária, o Futurismo (tendência que mais influenciou a primeira fase do Modernismo).
Características
- Desvalorização da tradição e do moralismo
- Valorização do desenvolvimento industrial e tecnológico;
- Propaganda como principal forma de comunicação;
- Uso de onomatopéias (palavras com sonoridade que imitam ruídos, vozes, sons para passar a ideia de movimento e dinamismo; de objetos) nas poesias;
- Poesias com uso de frases fragmentadas para passar a ideia de velocidade;
- Pinturas com uso de cores vivas e contrastes. Sobreposição de imagens, traços e pequenas deformações
Função do Futurismo
A função principal do Futurismo era a ruptura da literatura com tudo que já havia sido feito, passando ela a acompanhar o progresso científico- tecnológico da época. A quebra com passado e a criação de coisas novas.
Principais autores do Futurismo
Felippo Marinetti: o iniciador do movimento futurista. Nasceu na Alexandria (Egito), mas de família italiana. Ele começou este movimento com a publicação do Manifesto Futurista, publicado pelo jornal francês Le Fígaro. Umberto Boccioni: foi o mais celebre artista italiano. Nasceu em Verona, Itália. Estudou pintura impressionista e pós-impressionista. Boccioni começou a realizar esculturas a partir de 1912.
Fortunato Depero foi um pintor, escultor e design gráfico italiano, nascido em 1892, em Fondo. Em 1913, durante uma viagem a Florença, Depero teve seu primeiro contato com o movimento Futurista. Ele leu