futsal
As táticas do futsal 2
Fundamentos táticos individuais 3
Fundamentos táticos defensivos 5
Fundamentos táticos ofensivos 7
As táticas do futsal
Podemos definir a Tática como o estudo, a coordenação e organização dos jogadores entre si, durante o jogo. É a preparação da equipa através de indicações básicas e definidas, que a par de informações sobre o adversário, são planeadas com a finalidade de o suplantar.
Complementando, é uma forma racional e planeada de aplicar um ou vários sistemas de jogo, a fim de combinar o jogo de ataque e defesa, tirando partido de todas as circunstâncias favoráveis do jogo, com o objetivo de dominar o adversário e conseguir a vitória.
Só através de um posicionamento previamente definido é que se pode ter uma base sólida e eficiente para uma coordenação perfeita da equipa, passo importante para a libertação da equipa e eficaz criatividade individual e coletiva.
O estudo da tática a aplicar em determinado jogo ou momento, deve ter em conta vários fatores:
DO ADVERSÁRIO – É muito importante o conhecimento do adversário na tática a adotar. Os seus pontos fortes, os seus pontos fracos, o seu sistema de jogo, a qualidade e características dos seus jogadores, etc.
DA CONDIÇÃO TÉCNICA – A capacidade técnica dos nossos jogadores, bem como dos adversários, pode condicionar a tática a utilizar. O sistema de jogo será tanto mais evoluído e elaborado, quanto melhor for a qualidade técnica da nossa equipa.
DA CONDIÇÃO FÍSICA – A condição física das duas equipas que se defrontam deve ser levada em linha de conta no momento de decidir a tática a aplicar no jogo.
Se temos noção que a nossa equipa não está num bom momento físico, não faz sentido pedir á equipa para pressionar HxH no campo todo.
Se nos apercebemos que o adversário não tem condição física, há que dar velocidade ao jogo e apostar em transições rápidas.
DE ASPECTOS PSICOLÓGICOS – A equipa deve estar tranquila,