Futsal no brasil
As bolas eram de crina vegetal ou serragem, sofrendo sucessivas modificações, inclusive com uso de cortiça granulada. Como as bolas de ar utilizadas depois saltavam muito e saíam freqüentemente das quadras, posterior- mente tiveram seu tamanho diminuído e o peso aumentado. Daí o "Futebol de Salão" ser chamado também de "esporte de bola pesada".
Não demorou muito, e o esporte recém criado ganhou adeptos em outros Estados, estabelecendo-se regras elementares, procurando disciplinar sua prática. Dentro de pouco tempo organizavam-se times, disputando torneios abertos. Dada a facilidade para a formação de equipes , rapidamente ganhava adeptos, sendo introduzido em quase todas as capitais, que já o praticavam copiando as regras uns dos outros.
Na década de 50 surgiam várias Federações Estaduais, sendo a pioneira a Federação Metropolitana de Futebol de Salão (atual Federação do Rio de Janeiro), fundada a 28 de julho de 1954, na sede do América Futebol.
Em 1955, a entidade carioca organizou a primeira competição oficial, denominando-a "Torneio de Apresentação", vencido pelo Brás de Pina. Em 1956 foi realizado o 1º Campeonato na cidade do Rio de Janeiro com 42 disputantes. No mesmo ano, no Estado de Ceará, que mais tarde viria a se a sede da "Confederação Brasileira de Futebol de Salão", era disputado igualmente o primeiro campeonato dirigido pela recém-fundada Federação Cearense de Futebol de Salão. Veja, ainda a História da