Futebol e preconceito
Futebol
Portfólio
Trabalho apresentado ao Centro Universitário Claretiano para a disciplina de educação física como requisito parcial para obtenção de avaliação, ministrado pelo professor ROBSON AMARAL DA SILVA.
CURITIBA
2012
1º Tema
Futebol e preconceito Racismo na Espanha (imagem no site: http://pontape.net/palmeiras/2011/04/20/por-onde-anda-roberto-carlos )
Em 2005, em um clássico entre Real Madrid e Atlético de Madrid, a torcida do Atlético imitava sons de macacos quando certos jogadores pegavam na bola, entre eles, Roberto Carlos. O caso foi parar na Federação Espanhola de Futebol, pois o clube pode ter sido cúmplice ao autorizar deixar emitir os sons pelo sistema de áudio do estádio.
O preconceito com os jogadores brasileiros na Europa já foi muito mais além de humildes palavrões, como por exemplo o jogo do Real Madrid e Atlético de Madrid que os torcedores imitava sons e gestos de macacos quando o jogador pegava na bola. Formas de preconceitos como estas viram o mundo, exemplo também é do jogador do Atlético Paranaense “Manoel” xingado pelo jogador “Danilo” do Palmeiras pela copa do Brasil de 2010 como vimos no vídeo.
http://www.youtube.com/watch?v=eSqtg2ttrI4
2º Tema
Futebol e violência
A agressividade no futebol tem assustado o mundo todo, a crescente violência vem ameaçando a busca pelo Jogo Limpo (Fair Play). O que temos visto e uma enxurrada de cotoveladas, cusparadas, carrinhos por traz e trocas de ofensas em espetáculos questionáveis que desviam as atenções para bem longe da bola, Em uma demonstração de total falta de respeito com o companheiro de profissão e com o público. O próprio futebol, como esporte, libera adrenalina nos torcedores que podem ficar mais tensos ou mais felizes de acordo com os resultados dos jogos. Essa adrenalina, atrelada à incitação dos próprios jogadores, transforma-se em caos