futebol como cultura brasileira
O futebol é o esporte mais influente no país, aspirando à popularidade no seio da sociedade brasileira, por isso, tornou-se um ícone da cultura brasileira. Em boa parte da história brasileira esteve e está figurado entre os elementos mais relevantes da cultura popular, se enquadrando e se adaptando a partir dos modos de organização da sociedade. Desse modo, essa modalidade esportiva reflete a sociedade brasileira em sua forma de manifestação cultural construída historicamente.
É importante ressaltar que o futebol se tornou uma paixão nacional gradativamente, pois quando chegou ao Brasil a sua prática não poderia ser exercida por todos, somente por pessoas pertencentes a um determinado segmento social. Foi somente na década de 1920 que o futebol começou a conquistar o seu espaço no cotidiano brasileiro, devido à inclusão de pessoas populares e principalmente dos negros nesse esporte, por parte do C.R Vasco da Gama. Para Tostão (2011, p. 216), “a miscigenação do povo brasileiro foi um fator decisivo para o crescimento técnico do futebol e para o surgimento do estilo habilidoso e criativo. Nascia o futebol arte, tão admirado em todo o mundo”.
O futebol é, portanto, um personagem que reside no imaginário do brasileiro, sejam crianças, jovens, adultos, todos um dia almejaram defender o país ou se tornarem ídolos em seu clube através do futebol. É o âmbito em que a população se sente verdadeiramente brasileira, esquecendo os problemas políticos, econômicos e sociais que existem no país, e se aproximando dos símbolos da pátria: bandeiras são penduradas por todo o país, a emoção de cantar o hino nacional com o mais puro amor e sinceridade nos proporciona a sensação de sentirmos a