Artigo Uma arquibancada eletrônica
O artigo é dividido em quarto capítulos: A midiatização do esporte, Sobre o futebol na cultura brasileira, Futebol e sociabilidade e Para finalizar, em que Gastaldo (2006) pontua a presença marcante do futebol em nossa sociedade e na cultura brasileira afirmando que “devido sua peculiar combinação de competitividade, jocosidade e distância segura de ameaças ao self, tornam a tematização cotidiana deste esporte um mote por excelência para a sociabilidade masculina na sociedade brasileira”. (Gastaldo, 2006, p.11).
Em Midiatização do esporte o autor explica como o futebol ficou popular no Brasil. O capítulo inicia-se citando a presença do público em competições esportivas como as dos Jogos Olímpicos da antiguidade, fazendo com que esse tipo de evento tornasse público e midiático. Nos dias de hoje é praticamente impossível pensar em algum evento esportivo e não associá-lo a mídia devido a sua audiência. Gastaldo (2006), afirma que no Brasil a média de audiência em dia de jogos da Seleção Brasileira em Copas do Mundo supera os 100 milhões de telespectadores.
O torcedor que acompanha seu time pela televisão tem experiências diferentes daquele que acompanha no estádio. No campo de futebol, o torcedor encontra milhares de outras pessoas tornando-se massa, dissolvendo-se na torcidas do seu time. Já pela televisão a coletividade praticamente não existe, como por exemplo, na hora de um gol importante, mas ao mesmo tempo o torcedor pode ver detalhadamente algum lance da partida ou o mesmo gol repetidamente