Futebol - Paixão nacional e identidade cultural
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
BIBLIOTECONOMIA/MUSEOLOGIA/ARQUIVOLOGIA
DISCIPLINA: INFORMAÇÃO, MEMÓRIA E DOCUMENTO
CÓDIGO: HTD 0054
1º SEMESTRE 2014
PROFESSORA MINISTRANTE:
ALUNA:
PROPOSTA DE PROJETO DE PESQUISA:
TEMA: Futebol: Paixão nacional e identidade cultural.
PROBLEMÁTICA TEÓRICA:
O futebol tem sido identificado com a cultura brasileira, principalmente no que se refere à subjetividade de suas relações, ao que acontece dentro de um campo de futebol, é que faz essa aproximação entre o futebol e seus torcedores com as alegrias e as tristezas.
O futebol expressa a própria sociedade brasileira em sua forma de manifestação cultural construída historicamente. Segundo Daólio (1997, P.
122) ‘’o futebol brasileiro visto como uma prática social, também se constitui num meio pelo qual os indivíduos expressam determinados sentimentos. O fato de torcer por um time mesmo quando esse não ganha títulos durante muitos anos pode ser vivido como um teste de fidelidade’’.
Neste sentido, podemos afirmar que o futebol seria um legítimo representante da cultura brasileira, pois expressa a sociedade. Ambos expressam-se mutuamente, principalmente no que se refere à subjetividade das relações estabelecidas dentro do contexto de uma partida de futebol (as regras, as ordens, o envolvimento da torcida com seu time do coração, chorar, se alegrar, festejar). O futebol é uma modalidade esportiva que pode representar a sociedade brasileira. Pode-se observar que o futebol é utilizado
muitas vezes de forma ideológica, pois por vezes deixa transparecer idéias e valores, e contribui para a afirmação de uma ideologia que se pretende tornar predominante em contexto específico.
Neste contexto é questionado: Em que medida o futebol tem influência na identidade cultural brasileira?
JUSTIFICATIVA:
Esta pesquisa surgiu a partir do interesse de analisar a influência que o futebol têm na identidade cultural, tendo