futbol americano
O esporte surgiu em 1867 na mesma linha que o rugby, o futebol americano é um esporte de conquista territorial, a partir de 1900 as regras foram mudadas e começaram investir na segurança dos atletas, através de armadura e capacetes.
Ele surgiu depois de uma partida entre times de duas universidades (Harvard e McGill), mas tinha um problema, cada time jogava de uma maneira diferente, um jogava com as regras de rugby, e o outro jogava estilo futebol europeu, nessa época era comum a falta de regras universais, os atletas de Harvard gostaram da ideia de correr com a bola, e em 1875 conseguiram convencer a Universidade de Yale, a mudar algumas das regras de rugby, para usarem no jogo anual.
Em 1976 criaram a InterIntercollegiate Football Association (Associação de futebol Inter-Universitaria) essa associação usava as regras do rugby, porem tinha mudança na pontuação.
Entre 1887 e 1883 ocorreram várias mudanças feitas por Walter Camp (treinador e visionário do futebol americano), como sistemas de estratégia, mudanças de formações, mudanças na quantidade de jogadores entre outros.
Por volta de 1890, o jogo ficou extremamente perigoso devido a algumas formações, mesmo ainda sendo aplicadas várias restrições em cima delas.
Objetivo , Regras , Campo e outras informações .
O objetivo do jogo é avançar com a bola até ao fim do campo (end zone) adversário e somar pontos. A equipe que está no ataque, tem 4 tentativas para avançar no mínimo 10 jardas, via aérea ou via terrestre, cabe ao técnico e/ou ao quarterback (jogador que faz os passes e capitão do time) decidir que tipo de jogada será feita. Caso não consiga, a posse de bola passa para o outro time, caso consiga, continua avançando até chegar à end zone. Feito isto, a equipe ganhará 6 pontos (touchdown), além do direito de tentar o extra point que pode valer 1 ou 2 pontos, dependendo da jogada escolhida pelo time do ataque.
O time também pode optar por tentar um field goal