UnisepKERNEL
513 palavras
3 páginas
Unisep – Faculdade Educacional de Dois VizinhosSistemas de Informação
Emanoel Von Fruhauf
Willian Fitz
Exokernel MIT
Dois Vizinhos, 12 de agosto, 2015.
Introdução
O conceito de exokernel foi proposto por pesquisadores de MIT na década de 1990.
Baseia-se em princípios de extensibilidade e minimalismo, elimina a noção de que o SO deve prover abstrações sobre as quais as aplicações devem ser construídas, também conhecidos como sistemas operacionais verticalmente estruturados, representam uma aproximação radicalmente nova ao desenvolvimento de sistemas operacionais.
É bastante utilizado para virtualização de sistemas, pois cria uma camada de kernel expondo o hardware dando o controle aos outros sistemas que rodam na camada superior. O exokernel tem um conceito muito parecido com o microkernel, pois ao invés de ter subsistemas no user space (subsistemas executados como programas), tem sistemas operacionais funcionando na camada superior, também um software bastante difícil de projetar, pois deve se adaptar aos diferentes tipos de sistemas operacionais e deve permitir o acesso aos diferentes recursos de hardware de cada máquina. Os ''exonúcleos'' não facilitam nenhuma abstração, mas permitem o uso de bibliotecas que proporcionam maior função graças ao acesso direto ou quase direto ao hardware.
Obter desempenho e funcionalidade ao mesmo tempo, já que a aplicação pode customizar o SO de acordo com suas necessidades.
A idéia é permitir que o desenvolvedor tome todas as decisões relativas ao rendimento do hardware. Os exonúcleos são extremamente pequenos, já que sua função se limita à proteção e à multiplexação dos recursos. Os desenvolvimentos de núcleos clássicos (tanto o monolítico como o micronúcleo) abstraem o hardware, escondendo os recursos através da abstração do hardware, ou detrás dos controladores do dispositivo, ninguém poderá afirmar qual é sua real localização, por exemplo. A finalidade de um exonúcleo é permitir uma aplicação que