Fusão itau
Universidade Federal do Ceará
Estudo de Caso
Fusão dos Bancos
Bruna Janielle Almeida Paixão
Denílson Rodrigues dos Reis Melo
Paulo Roberto
Vicentão Oliveira
Thiago Ripardo Souza
Resumo: Este Trabalho analisa a relação entre estrutura de mercado e grau de competitividade da indústria bancária brasileira. Para tanto, mensura a competitividade da indústria bancária pelos índices de Herfindahl-Hirschman e Lerner. A análise da concentração indica um aumento da concentração entre os sete dos maiores grupos bancários e uma comparação de concentração para operações de crédito. No entanto tal desconcentração ocorreu concomitante a uma redução na oferta de crédito. A mensuração da competição indicou que os bancos brasileiros operam em regime de concorrência monopolista. A relação entre competição e concentração indica que a maior concentração implica em menor grau de competição entre os bancos brasileiros.
Palavras-Chave:Crise Internacional,Banco,Índice de Herfindahl-Hirschman,Índice de Lerner,Concentração de Mercado,Estrutura de mercado.
Agradecimentos:À Deus , primeiramente, e à todos que,de alguma forma,contribuíram para realização desse trabalho.
Este trabalho investiga os efeitos da reestruturação do sistema bancário brasileiro com relação ao grau de concentração e de competição da indústria bancária, após as fusões que aconteceram nos últimos dias. De modo particular, verifica-se como a estrutura do mercado bancário afeta o grau de competição nos bancos brasileiros.
O sistema bancário brasileiro enfrentou grandes transformações com o lançamento do Plano Real, em julho de 1994. O novo ambiente de estabilização macroeconômica levou muitos bancos a perderem o ganho propiciado pelas transferências inflacionárias e trouxe instabilidade, exigindo a adoção de medidas para