Fura Ao
CURITIBA
MARÇO/2014
INTRODUÇÃO: A Furação é a operação de usinagem que tem por objetivo abrir, alargar ou acabar furos em peças. Os furos podem ser produzidos em dimensões que variam desde poucos milímetros até vários centímetros de diâmetro. Esta geração de furos se da através do movimento relativo de rotação entre a peça e a ferramenta multi ou monocortante, denominada broca.
FURAÇÃO é remoção de cavaco onde o movimento de corte é circular e o movimento de avanço é linear na direção do eixo de rotação da ferramenta (broca). As brocas utilizadas na são dos tipos como: Brocas chatas,helicoidais, canhão , etc.. A furação com brocas é uma operação que depois de realizada é preciso o uso de outra operação para acabamento , como retifica, mandrilamento, alargamento , etc..
Nesta técnica de usinagem devemos observar os seguintes fatores:
-Diametro do furo
-Profundidade do furo
- Volume de produção
As condições de operação são severas: - Velocidade de Corte não é uniforme e varia desde zero no centro do furo até o máximo na periferia da broca.
-O fluido de corte deve atuar como refrigerante, da operação e também como transporte de cavacos.
Tipos de Brocas:
1 ) Brocas chatas: São as ferramentas de furação mais antiga. São obtidas pelo achatamento a quente de uma parte de uma barra cilíndrica. Estas brocas tem dois gumes principais formando o angulo da ponta geralmente 120 graus.São utilizadas em furações pouco profundas em materiais frágeis , como ferro fundido,bronze e latão. Possuem torque limitado.
2-) Brocas helicoidais: São as ferramentas mais usadas na execução de furos . O desenho abaixo mostra os componentes básicos de uma broca helicoidal.
-Canais helicoidais cuja finalidade é criar espaço para a remoção de cavacos.
-Dois gumes ou fios principais de corte:
-Fio auxiliar de Corte responsável por 65% da força