La Fura del Baus
La fura em catalão significa "o furão". Els Baus é um riacho que passa por Moià,1 a cidade de origem de Marcel•lí Antúnez Roca e de outros fundadores do grupo.
La Fura dels Baus foi fundado em 1979.2 Desde meados dos anos 1990, o grupo tem diversificado seus esforços criativos, atuando em drama, teatro digital,teatro de rua, projetos de performance de teatro contemporâneo, ópera e também produzindo grandes eventos corporativos. La Fura produziu a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 1992, em Barcelona, que foi transmitida e assistida ao vivo por mais de 500 milhões de espectadores. Depois deste primeiro macroshow, companhias tais como Pepsi, Mercedes Benz, Peugeot, Volkswagen, Swatch, Airtel, Microsoft, Absolut Vodka, Columbia Pictures, Warner Bros, o Port of Barcelona, Telecom Italia ou Sun Micros-systems têm financiado o grupo para produzir macroshows promocionais para elas ao redor do mundo.
De 2000 a 2010, La Fura dels Baus apresentou-se como teatro de rua. Seus esforços se desenvolveram em direção a um conceito de teatro que combina o uso de múltiplos recursos de palco, com base na ideia clássica de espetáculo completo. A principal contribuição de La Fura foi aproximar seus espetáculos do público, encorajando-o a tomar parte ativa em áreas tradicionalmente não acessíveis, e adaptando seus ensaios para os elementos arquitetônicos encontrados nos espaços em que cada performance tem lugar. Esta mistura de técnicas e disciplinas cristalizou-se sob o termo "linguagem La Fura", um termo que tem também sido usado para definir o trabalho de outras companhias de teatro.
Accions (1984) foi o primeiro espetáculo que usou a "linguagem La Fura". Foi seguido por Suz/O/Suz (1985), Tier Mon (1988), Noun (1990), MTM (1994), Manes(1996), ØBS (2000), Matria 1 - Tetralogía