Balanço Patrimonial
Esses grupos estão divididos em subgrupos sendo eles: ativo circulante, ativo não circulante, passivo circulante, passivo não circulante e patrimônio liquido.
As duas regras básicas que orientam a estruturação de suas contas são: prazo e grau de liquidez.
A composição qualitativa dos elementos pertencentes ao patrimônio acontece quando há uma troca entre elementos do ativo, do passivo, ou de ambos, sem provocar alteração no patrimônio líquido. Podemos usar como exemplo a compra de uma máquina à vista, onde ocorre a troca de um bem que é o dinheiro, por outro bem que é a máquina, ambos os elementos do ativo. 1 – Valor dos estoques = 17.810.
2 – Valor total do ativo não circulante = 27.638.
3 – Valor do passivo circulante = 78.622.
4 – Valor do capital de terceiros = 108.991
5 – Valor das disponibilidades da empresa = 37.372
6 – Valor total do capital próprio = 38.947
7 – Valor total das obrigações vencíveis a longo prazo = 30.369
8 – Valor total das reservas de lucros = 19.532
9 - Disponibilidade como já diz é o que está disponível para a empresa, podendo ser utilizado a qualquer momento e para qualquer fim, ou seja, os valores existentes em caixa e bancos, assim como as aplicações de curtíssimo prazo e liquidez absoluta.
10 - Situação patrimonial líquida é a diferença entre o ativo (bens e direitos) e o passivo (obrigações), ou seja, é aquilo que de fato a pessoa tem, é o que lhe sobra depois de pagar todas a suas dívidas.