Funções e cores dos capacetes na construção civil
Engenharia Civil – 1ºB
Marília – SP
2013
Cores de capacetes de segurança para cada função na Construção Civil.
Uma empresa, utiliza diferentes cores de capacetes justamente para distinguir as funções de todos os funcionários que prestam serviços à mesma. Não existe uma norma que imponha o emprego de determinada cor a uma ocupação precisa. Cada companhia contratada responsável por uma construção, estabelece as cores discriminando-as de acordo com o grau de importância na obra. A utilização dos capacetes de coloração distinta, auxilia numa melhor organização para a gerência; ajudando assim a não desperdiçar tempo ao ter de identificar funcionários de setores contrários.
Alguns exemplos:
CAPACETE CINZA OU BRANCO COM TRÊS FRISOS:
Engenheiro
O que faz: cuida da execução dos projetos – estrutural, arquitetônico, elétrico e hidráulico. Orienta o mestre-de-obras, ou o encarregado, a respeito de questões técnicas e de acabamentos.
Quando atua: desde as fundações até a conclusão da obra.
Arquiteto
O que faz: cria o projeto e aprova as plantas na prefeitura. Além disso, fiscaliza a obra, junto com o engenheiro, para ver se está sendo executada conforme o planejado.
Quando atua: é o primeiro profissional a ser procurado pelo cliente e deve acompanhá-lo até o final da obra.
CAPACETE BRANCO COM UM FRIZO:
Mestre de obras
O que faz: é o intermediário entre o engenheiro e os funcionários. Conhece todas as etapas da obra e confere a execução de cada serviço.
Quando atua: desde as fundações até a conclusão da obra.
CAPACETE BRANCO:
Encarregado
O que faz: é um mestre menos qualificado também conhece todas as etapas da obra e coordena o serviço dos demais funcionários. Trabalha sob as ordens do mestre-de-obras ou, na ausência deste, do engenheiro.
Quando atua: desde as fundações até a conclusão da obra.
CAPACETE AZUL: