Funções sociais da escola
CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
DISCIPLINA: HISTORIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSORA: JOSELLE
HISTORIA E FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
4ª EQUIPE: EDUCAÇÃO NA ERA VARGAS
IFMA – CAMPUS CODÓ
2012
EDUCAÇÃO NA ERA VARGAS
Elaborado por:
Andrea Samara da Silva Moraes
Francisco Alves de Souza Santos
Francisco Romário Cunha de Araújo
Francineide da Cruz Nascimento
João Damasceno Vieira Júnior
Melina Brunele Morais do Vale
Resumo
O presente artigo descreve e analisa o desenvolvimento dos processos educacionais e suas conseqüências advindas da revolução de 30 que desencadeou na quebra da República Velha. Na Era Vargas se discutiu as seguintes ações: Reforma do Ensino Secundário e Ensino Superior (1931), conhecida como Reforma Francisco Campos; Reforma de Capanema; Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova (1932). O segundo período, que iniciou-se em 1937 e terminou em 1945, o texto discute os seguintes temas: Leis Orgânicas do Ensino; Organização do Ensino Técnico; O ensino primário e o Curso Normal.
Palavras chaves: Educação; Reformas Educacionais.
1- Introdução
A Era Vargas foi marcada por diversas mudanças educacionais, um período bastante afetado por algumas revoluções e pensadores, dentre as quais podem se destacar os Pioneiros da Educação, que tiveram destaque maior quando ABE foi fundada, esta difundia o pensamento renovador; Reforma de Francisco Campos que teve uma grande influência na organização da educação e trouxe consigo a criação do Conselho Nacional de Educação; A Reforma de Capanema que trouxe como conseqüência diversas transformações o e a criação de órgãos responsáveis pela capacitação profissionalizantes que são o SENAC E SENAI.
2- A educação na Era Vargas (1930-1964)
Em 1930, mais precisamente no mês de outubro, o governo do presidente Washington Luiz foi derrubado (Romanelli, 1987) por um movimento que marcou a