Funções sintáticas
As palavras «arrumam-se» — segundo a actual terminologia do ensino básico português — dentro das seguintes classes: nomes ou substantivos; determinantes; pronomes; adjectivos; verbos; numerais; advérbios; preposições; conjunções; interjeições. Cada classe gramatical tem uma função e características próprias, que permitem distingui-la das outras classes. Cada classe subdivide-se em subclasses.
Artigos: inserem-se dentro da classe dos determinantes. Os artigos são palavras variáveis, que concordam em género e número com o nome que antecedem. Os artigos vêm sempre antes dos nomes, delimitando-lhes o sentido.
Classificam-se em:
Artigos definidos: o, a, os, as
Exemplo: «Vi a rapariga ao fundo do cais.»
Artigos indefinidos: um, uma, uns, umas
Exemplo: «Vi uma rapariga ao fundo do cais.»
Quer num exemplo quer noutro, o artigo vem antes do nome (rapariga) e concorda com ele em género e em número.
Para além dos determinantes artigos, há os determinantes demonstrativos (este, esse, aquele…), os possessivos (meu,teu, seu, nosso, vosso…), os indefinidos (algum, nenhum, todo, muito, pouco, tanto, outro, certo, qualquer, cada…) e os interrogativos (qual? quais? quanto? quantos? , que?).
Há que ter em conta que os determinantes vêm sempre antes do nome. Nos exemplos que se seguem, o nome gato é antecedido sempre de um determinante:
Exemplos:
«O gato é siamês.» — Determinante artigo definido
«Vi um gato siamês.» — Determinante artigo indefinido
«Este gato é siamês.» — Determinante demonstrativo
«O meu gato é siamês.» — Determinante possessivo
«O outro gato era siamês.» — Determinante indefinido
«Que gato é este?» — Determinante interrogativo Pronomes: São palavras que se empregam em vez dos nomes, o