Funções sintaticas
Gramática Funções sintáticas internas ao grupo verbal
As funções sintáticas internas ao grupo verbal são aquelas que integram o predicado.
Complemento direto
Ex.: Pedro roubou a estrela. (grupo nominal) Pedro roubou-a. A mãe de Pedro percebeu que se passava algo com o filho. (oração subordinada completiva) A mãe de Pedro percebeu isso. O complemento direto é uma função sintática exigida por verbos transitivos diretos. Pode ser substituído pelos pronomes pessoais o, a, os, as ou pelo pronome demonstrativo isso.
Complemento indireto
Ex.: O rapaz escreveu à Petra. O rapaz escreveu-lhe. O complemento indireto é uma função sintática exigida por verbos transitivos indiretos. É desempenhada por um grupo preposicional, geralmente iniciado pela preposição a. Pode ser substituído pelos pronomes pessoais lhe ou lhes.
Complemento oblíquo
Ex.: Lourença foi para a praia. (grupo preposicional) Ali vivia Jacob Orso. (grupo adverbial) O complemento oblíquo é uma função sintática exigida por verbos transitivos indiretos. É desempenhada por um grupo preposicional ou adverbial. Não pode ser substituído por nenhum pronome.
Predicativo do sujeito
Ex.: Lourença é uma menina especial. (grupo nominal) O Cavaleiro ficou doente. (grupo adjetival) Falco também estava lá. (grupo adverbial) O rapaz ficou sem voz. (grupo preposicional) O predicativo do sujeito é uma função sintática exigida por verbos copulativos (ser, estar, ficar, permanecer, parecer, continuar, …). A função de predicativo do sujeito pode ser desempenhada por grupos de palavras com características internas diversas. Não pode ser substituído por nenhum pronome.
www.escolavirtual.pt
© Escola Virtual
1/2
Português
Modificador do grupo verbal
Ex.: No verão, Lourença ia para a praia. (tempo) Havia uma grande festa em casa do Cavaleiro. (lugar) O Cavaleiro enfrentou corajosamente o frio e a neve. (modo) O Cavaleiro andou alegremente. (grupo adverbial) O menino subiu ao cedro sem receio.