funções oxigenadas
2-
O formol é uma solução de formaldeído gasoso dissolvido em água. Este composto orgânico é altamente tóxico e tem uma vasta gama de aplicações.
Devido a sua toxicidade, o formol causa diversas reações maléficas no corpo humano quando ingerido, inalado ou quando entra em contato com a pele. É irritante para os olhos, nariz, garganta e pulmões e pode causar: reações cutâneas, infecções de ouvido, dores de cabeça, depressão, asma, dores nas articulações, tonturas, confusão mental, náuseas, desorientação, flebite, fadiga, vômitos, distúrbios do sono, laringite, entre outros. Além disso, o formaldeído é considerado um agente cancerígeno para os seres humanos.
O formol traz muitos malefícios à saúde humana, quando usado em produtos para o alisamento de cabelo o formol tem contato direto com o aplicador e principalmente com o consumidor, trazendo muitos danos à saúde dessas pessoas, frente a essa realidade a ANVISA tomou a decisão de proibir o uso de formol no processo de alisamento de cabelo.
3-
É importante prestar atenção nos produtos que serão usados no alisamento, esses produtos devem ser registrados na ANVISA.
Os produtos cosméticos registrados devem obrigatoriamente estampar, na sua embalagem externa, o número de registro, que sempre começa pelo número 2, e sempre terá ou 9 ou 13 dígitos (exemplo: 2.3456.9409 ou 2.3456.9409-0001). Esse número de registro é geralmente precedido pelas siglas “Reg. MS” ou “Reg. Anvisa”, o que significa a mesma coisa.
É importante ainda que o produto alisante seja indicado para o seu tipo de cabelo. Para alisar cabelos crespos, muito encaracolados, estilo afro, a substância química ideal é o Hidróxido de Sódio, que é um produto sem cheiro que pode permanecer até 30 minutos no cabelo e que necessita de retoque na raiz dentro de, aproximadamente, 6 meses. Já quem deseja alisar os cabelos que são encaracolados, mas não afro, deve optar pelo Tioglicolato de