Funções Orgânicas
Em aula pratica identificamos as funções orgânicas divididas em Oxigenadas ( oxigênio como componente) e, Nitrogenadas ( nitrogênio ligado a um carbono ou a uma cadeia carbônica). Podemos então ditar alguns exemplos, Oxigenadas: Fenol, Aldeído, Cetona, Acido Carboxílico, etc, Nitrogenadas: Aminas, Amidas, etc.
Alcanos: combustão de vela e da gasolina.
Ao acendermos uma vela, observamos que a queima da mesma obteve uma combustão completa, não produziu fuligem, sua chama era azul embaixo e na parte de cima amarelada. Quando colocado o Erlenmeyer consumiu o oxigênio que tinha dentro, apagando a vela e produzindo fumaça.
Ao colocarmos um 1ml de gasolina em uma capsula de porcelana e adicionarmos fogo notamos que a chama se acendeu de uma forma maior e com uma cor amarelada. Quando colocado outra capsula de porcelana em cima, acaba o oxigênio e apaga o fogo rapidamente, criando fuligem.
Analisamos que em diferentes materiais como a parafina (vela) e a gasolina, ao adicionarmos fogo, obtivemos resultados diferentes relacionados a cor da chama e ao tipo de combustão e que a retirada do oxigênio faz com que a chama se apague.
Concluímos que a combustão da vela é completa por gerar fumaça e a combustão da gasolina é incompleta por gerar fuligem.
Fenol: Neutralização
Ao colocarmos em um tubo de ensaio 5ml de hidróxido de sódio observamos que seu pH é extremamente básico ( pH 14). Adicionamos então 4 gotas do indicador fenolftaleína e podemos observar que é uma base, pois obtivemos uma cor rosa. Separamos então em outro tubo de ensaio, uma quantidade de fenol e testamos o seu pH, obtendo então o resultado 7 o qual indica que o fenol é neutro. Então adicionamos gota a gota o fenol no outro tubo de ensaio e obtivemos uma mudança no pH, passou de um pH 7 para um pH 10, pois sua cor mudou para rosa.
Analisamos e concluímos que o fenol neutralizou o hidróxido de sódio, por isso que seu pH modificou de um pH extremamente básico para um pH 10, básico