Funções Orgânicas
NOME DO ALUNO(A)
TRABALHO DE QUÍMICA
SOBRE FUNÇÕES ORGÂNICAS
São Paulo
2013
NOME DO ALUNO (A)
FUNÇÕES ORGÂNICAS
São Paulo
2013
Sumário
Introdução
Neste trabalho vou abordar o tema: Funções Orgânicas, mais concretamente as substâncias orgânicas com propriedades semelhantes são agrupadas, elas podem até possuir características estruturais comuns, mas se diferenciam pelo grupo funcional.
Estas substâncias recebem a denominação de funções orgânicas, conheça neste trabalho algumas delas e seus respectivos grupos funcionais:
Funções oxigenadas – aldeídos, cetonas, ácidos carboxílios, ésteres, éteres, álcoois;
Funções nitrogenadas – aminas, amidas;
Funções halogenadas – haletos;
Função hidrogenada – hidrocarbonetos.
Esta classificação surgiu da necessidade de organizar o grande número de compostos orgânicos em classes subdivididas que obedecem a propriedades químicas comuns.
A metodologia utilizada foi basicamente pesquisas realizadas na Internet, leitura de resenhas e trabalhos publicados sobre o tema.
Funções Orgânicas
Os compostos orgânicos se diferenciam dos inorgânicos por apresentarem átomos de carbono distribuídos em cadeias e/ou átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio. Assim, o metano (CH4) é um composto orgânico, mas o ácido carbônico (H2CO3) não.
As moléculas orgânicas podem ser sintetizadas por organismos vivos (sendo assim, naturais) ou em laboratório (artificiais). Entretanto, a definição inicial da química orgânica baseava-se na condição de que apenas seres vivos podiam produzi-las: sendo essa teoria derrubada pelo químico Friedrich Wöhler através da síntese artificial de uréia (orgânica) a partir de cianato de amônio (inorgânico).
Os compostos orgânicos podem ser classificados conforme os átomos constituintes, radicais ligantes ou natureza