Behaviorismo
Trabalho Comportamental Profª Adriana
Liliane Costa Raffa Maia
O BEHAVIORISMO E SEUS CONCEITOS
Behavior palavra inglesa que significa “comportamento”, por isso é utilizado o termo behaviorismo para o estudo e análise do comportamento.
Os behavioristas foram os primeiros a aproximarem a psicologia do comportamento da ciência, pois buscavam uma inserção e reconhecimento científico, procurando se afastar dos métodos subjetivos e dos conceitos mentalistas, dando dessa maneira características da ciência de previsão e de controle, observando critérios objetivos no comportamento.
O behaviorismo ficou publicamente conhecido a partir de publicações do americano John B. Watson que postulava o comportamento como objeto de estudo da psicologia, defendia que o comportamento deveria ser estudo como função das variáveis do meio, ou seja, uma interação do sujeito com o meio em que está inserido, agindo no ambiente e este agindo sobre o sujeito.
Essa abordagem psicológica utiliza os termos estímulo e resposta para se referirem àquilo que o organismo faz e as variáveis ambientais que interagem com o sujeito, partindo do princípio de que estuda o comportamento humano interagindo como produto e produtor da interação com o ambiente.
Entre os behavioristas mais importantes foram Watson com o behaviorismo metodológico, que é monista, estuda a experiência individual e observável, não utiliza a estatística, é organicista e de introspecção, e na sua sucessão foi B.F. Skinner com o behaviorismo radical, que se diferencia por ser dualista, estuda a experiência partilhada e vai além do observável, faz uso da estatística, é cognitivista e rejeita a introspecção. Apesar de todas as diferenças ambas buscam o estudo e compreendimento do comportamento humano, baseados na teoria de aprendizagem, e na influência do meio ambiente.
O estudo do comportamento foi dividido em duas partes: respondente e operante.
O comportamento reflexo ou