Funções nitrogenadas
1. Aminas
Aminas são compostos derivados da amônia onde os hidrogênios são substituídos por radicais orgânicos, elas são classificadas de acordo com a quantidade de radicais orgânicos ligados ao nitrogênio podem ser classificadas como primarias, secundarias e terciarias ou mono, di e tri aminas ou ainda alifáticas ou aromáticas.
1.1 Grupo Funcional: -NH₂ -NH N
1.2 Nomenclatura
A nomenclatura das aminas é feita utilizando os nomes dos radicais ligados ao grupo funcional e depois o sufixo amina.
Ex:
CH3ᵌ-CH2-NH2 – Etilamina
CH3-NH-CH2-CH3 – Metiletilamina 1.3 Propriedades As aminas primárias e secundárias têm uma temperatura de ebulição e de fusão mais alta que a dos hidrocarbonetos com mesmo número de carbonos, e mais baixa que a dos álcoois. Já as aminas terciárias possuem temperaturas de fusão e de ebulição inferiores às dos hidrocarbonetos de massa molecular parecida. A propriedade química mais destacada e geral das aminas é a basicidade que apresentam em dissolução aquosa.
1.4 Aminas Importantes Nicotina
Anilina ou fenilamina, aminobenzeno.
Cafeína
1.5 Uso
As aminas podem nos causar tanto o bem quanto o mal com os aminoácidos que se tornam proteínas em nosso corpo e também na fabricação de vacinas ou na dependência química como ocorre com a nicotina. Uma das principais aplicações das aminas é a de estimulante como, por exemplo, a cocaína, a cafeína e a anfetamina, esse efeito ocorre por que as aminas aumentam a atividade do sistema nervoso e diminui a sensação de fadiga. São também muito usados na fabricação de corantes como a anilina que está presente no corante índigo, a anilina também é responsável pelo odor dos peixes.
2. Amidas
As amidas são compostos derivados teoricamente dos ácidos carboxílicos com a diferença de que a hidroxila(OH) é substituídas por NH₂, as amidas são usadas em adubos orgânicos, na fabricação de nylon,