Funções nitrogenadas
As funções Nitrogenadas são aquelas constituídas de carbono, hidrogênio e nitrogênio e muitas vezes de oxigênio também. Por meio de diferentes arranjos entre átomos desses elementos, formam-se diferentes grupos funcionais, que vamos conhecer neste trabalho.
Aminas
As aminas são compostos orgânicos derivados teoricamente da amônia (NH3), onde os hidrogênios são substituídos por grupos orgânicos.
NH3
Elas são classificadas em primárias quando há apenas um grupo orgânico ligado ao nitrogênio; secundárias se forem dois grupos; e terciárias se forem três grupos. Se apenas grupos alquila estiverem ligados ao nitrogênio , as aminas serão denominadas alifáticas e quando pelo menos um grupo aril estiver ligado ao nitrogênio aromáticas.
Amina primária:
CH3 – NH2
Amina secundária:
CH3 – NH – CH3
Amina terciária:
H3C – N – CH3
|
CH3
As aminas possuem caráter básico, sendo então chamadas de bases orgânicas. Quando voláteis possuem normalmente um odor desagradável. Dois bons exemplos dessa característica são a putrescina e a cadaverina, essas aminas são produtos da decomposição de proteínas e são liberadas na putrefação da matéria orgânica. A função amina também é fundamental para a vida, por estar presente nos aminoácidos.
Nomenclatura IUPAC
A nomenclatura das aminas primárias é feita utilizando o sufixo "amina" depois do nome do grupo substituinte ligado ao nitrogênio.
Também pode ser utilizado o nome do hidrocarboneto de origem, ao invés do radical:
Em aminas complexas o grupo NH2 pode ser citado como um substituinte da cadeia principal pelo prefixo amino junto com as ramificações ou no final como sufixo amina.
Em aminas secundárias e terciárias o grupo maior ligado ao nitrogênio é citado como grupo principal junto com o sufixo amina. Os outros grupos são citados em ordem alfabética precedidos da letra “N”. Quando os grupos são iguais pode se usar os prefixos de quantidade: di e tri.
A trimetilamina é o principal