Atividade colaborativa
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA CHINA
PIB PER CAPTA:
Desde que a China se abriu para a economia de mercado, o país registra média de crescimento anual de 9,9%, recordou Xi, "algo poucas vezes vistos na história do desenvolvimento econômico no mundo".
Em 2012, a economia chinesa cresceu 7,8%, o menor resultado nos últimos 13 anos, em consequência da fragilidade do consumo interno e de alguns de seus principais mercados no exterior.
Para 2013 o governo fixou a meta de crescimento de 7,5%, o presidente admite dificuldade em manter nível de crescimento econômico.
IDH (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO)– E CONCENTRAÇÃO DE RENDA
O IDH da China é o que mais cresce no mundo. Aceleração econômica do país é responsável por um aumento de 0,233 pontos no Índice de Desenvolvimento Humano desde 1980. Nos números mais recentes sobre o tema China subiu 0,233 pontos no IDH em 26 anos. De acordo com o texto Índices de Desenvolvimento Humano: Uma atualização estatística, divulgado pela agência junto com os novos números do IDH, a melhoria se deu por conta do intenso crescimento econômico do país, que teve efeitos principalmente no aumento da renda per capita, um dos fatores para o cálculo do IDH.
No caso chinês, o crescimento se deu de forma mais intensa, concentrado no período pós 1990. O país saiu de um IDH de 0,607 em 1990 para 0,762 em 2006, a maior evolução dentre todos os países nesse período. Porém, mesmo com o forte desempenho, a China não conseguiu traduzir todo o crescimento econômico em ganho em todas as áreas. “Dentre os 18 países que mais rápido conseguiram aumentar o valor de seu IDH desde 1980, há apenas dois casos, China e Vietnã, em que o crescimento econômico foi maior que o desenvolvimento humano como um todo”, afirma o relatório do PNUD. Além disso, o desenvolvimento chinês foi intenso, mas se deu de forma desigual. O relatório menciona uma série de estudos em que a porção mais rica das zonas rurais aparece como a