Funções Nitrogenadas
INTRODUÇÃO
Esse trabalho tem como iniciativa expor dados referente as funções nitrogenadas e sulfonadas(sulfuradas), conforme podemos ver a seguir.
Com base em estudos e pesquisa apresentamos as funções nitrogenadas e seus compostos
DESENVOLVIMENTO
Funções Nitrogenadas
As funções nitrogenadas são aqueles compostos orgânicos formados por átomos de carbono, hidrogênio e nitrogênio. Em alguns casos possuem átomos de oxigênio também.
Esses compostos estão presentes em medicamentos, em corantes sintéticos, como a anilina; em explosivos, como a nitroglicerina; em drogas, como as anfetaminas; em vitaminas, em fertilizantes e em cremes a base de ureia (que é uma diamida).
Aos compostos químicos que contém nitrogênio ligado a um carbono ou uma cadeia carbônica dá-se o nome de funções nitrogenadas, vejamos:
Aminas
Aminas são compostos orgânicos derivados da amônia. Existem três tipos de aminas: primárias, secundárias e terciárias. Esses termos referem-se diretamente ao número de átomos de hidrogênio na amônia que forma substituídos por grupos alquila (radical orgânico formado pela remoção de um átomo de hidrogênio de um hidrocarboneto saturado).
Aminas primárias são aquelas nas quais um dos átomos de hidrogênio da amônia (NH3) foi substituído por um grupo alquila.
No sistema IUPAC, o grupo –NH é chamado grupo amino e é indicado numericamente de acordo com sua posição na cadeia mais longa. Se há mais de uma cadeia carbônica ligada ao nitrogênio, então a cadeia mais longa é usada como cadeia principal. Ex.: metilamina
met (1 grupo alquila CH3) + il (infixo) + amina (sufixo para aminas)
Aminas secundárias são aquelas nas quais dois dos átomos de hidrogênio da amônia forma substituídos por grupos alquila. Ex.: dimetilamina
dimetil (2 grupos alquila CH3) + il (infixo) + amina (sufixo)
Aminas terciárias são aquelas nas quais todos os três átomos de hidrogênio da amônia foram substituídos por grupos