Funções motoras da medula espinhal
NEUROANATOMIA
FUNÇÕES MOTORAS DA MEDULA ESPINAL
CONSIDERAÇÕES GERAIS:
A medula espinal é a área integradora das diversas funções dos múltiplos reflexos musculares que vão produzir respostas musculares localizadas.
REFLEXOS MEDULARES:
1 – Reflexo do Estiramento Muscular: é aquele que faz com que qualquer músculo que seja esticado em demasia, se contraia instantaneamente, impedindo assim variações significativas no seu comprimento. Este reflexo é importante, pelo fato de tornar os movimentos corporais contínuos e uniformes, (suaves, ordenados e harmoniosos), em vez de trêmulos e irregulares.
2 – Reflexo Tendinoso Muscular: é aquele que provoca o relaxamento do músculo, quando a sua tensão fica excessivamente aumentada.
3 – Reflexos com Origem nos Pés: ajudam a sustentar o corpo contra a ação da gravidade. A pressão sobre a sola dos pés faz com que a musculatura das pernas fique rígida, a fim de poder sustentar o corpo. 4 – Reflexos que Ajudam a Evitar Lesões no Corpo: são em sua imensa maioria os chamados reflexos de defesa ou de flexão, que produzem contrações musculares apropriadas com a finalidade de retirar parte do nosso corpo do campo de ação de um estímulo produtor de dor.
5 – Reflexos Medulares Rítmicos:
a) – Reflexo da Marcha: circuitos localizados nas pernas e na medula espinal produzem o movimento da marcha, enquanto que, sinais com origem em centros encefálicos mais superiores, controlam esses movimentos, a fim de que tenham um propósito para a locomoção. 2/2
b) – Reflexo de Coçar: é um dos reflexos mais complexos dentre os