Funções inorgânicas
Os óxidos são compostos binários, isto é, são substâncias formadas pela combinação de dois elementos, sendo um deles obrigatoriamente o oxigênio, pois é o mais eletronegativo entre eles. Ex: CO (monóxido de carbono) e CO2 (dióxido de carbono).
Podem ser formados por praticamente todos os elementos que reagem com o oxigênio. Exceto, os compostos OF2 e O2F2, que não são considerados como óxidos, devido ao átomo de flúor ser mais eletronegativo do que o átomo de oxigênio.
A classificação dos óxidos se dá dependendo da maneira como reagem com a água, podendo ser definidos como óxidos: ácidos, básicos, anfóteros, neutros, salinos, superóxidos, peróxidos
Classificação e nomenclatura
Óxidos ácidos: são aqueles que apresentam elemento não metálico ligado covalentemente ao oxigênio, e reagindo quimicamente com a água, resultam em ácidos. Ex. monóxido de carbono (CO) e dióxido de enxofre (SO2).
Nomenclatura: (Mono/Di/Tri/Tetra/etc...) + óxido de + (Mono/Di/Tri/Tetra/etc...) (Nome do Ametal).
Óxidos básicos: são aqueles que apresentam elemento metálico ligado ionicamente ao oxigênio e reagindo quimicamente com a água resultam em bases. Ex. óxido de mercúrio (HgO) e óxido de sódio (NaO).
Nomenclatura: Óxido de (nome do metal) - o nome do metal poderá ser acompanhado pelos sufixos OSO/ICO ou NOx em algarismos romanos quando o metal tiver mais de um NOx.
Óxidos anfóteros: são aqueles que reagem quimicamente com a água para formar sais. Ex. óxido de arsênio (AsO2) e óxido de alumínio (Al2O3).
Óxidos neutros: são aqueles que apresentam baixa reatividade química. Ex. óxidos de nitrogênio (NO e N2O).
Óxidos salinos: são aqueles que comportam-se como se fossem constituídos pela junção de dois óxidos. Ex. óxido de chumbo (Pb3O4) e óxido de manganês (Mn3O4).
Nomenclatura: Óxido + duplo/salino de + nome do metal + nox dos óxidos formadores.
Peróxidos: são aqueles onde o número de oxidação do oxigênio é -1 e são capazes de liberar o gás oxigênio (O2) com