Funções ego
De
Neuropsiquiatria
Alunas: Débora Maiara dos Santos Stephany Telles
Funções do ego ou funções mentais e suas alterações:
ATENÇÃO:
Considera-se a atenção como um processo psicológico mediante o qual concentramos a nossa atividade psíquica sobre o estímulo que a solicita, seja este uma sensação, percepção, representação, afeto ou desejo, a fim de fixar, definir e selecionar as percepções, as representações, os conceitos e elaborar o pensamento. Resumidamente pode-se considerá-la como a capacidade de se concentrar, que pode ser espontânea ou ativa; é um processo intelectivo, afetivo e volitivo.
ALTERAÇÕES:
Hipoprosexia: diminuição global da atenção. Perda básica da capacidade de concentração, com fatigabilidade aumentada, dificultando a percepção dos estímulos ambientais e compreensão. Lembranças tornam-se imprecisas, há dificuldade em pensar, raciocinar e integrar informações. Aprosexia: total abolição da capacidade de atenção, por mais fortes e variados que sejam os estímulos. Hiperprosexia: estado de atenção exacerbada, com tendência incoercível a obstinar-se, a deter-se indefinidamente sobre certos objetos. Distração: sinal, não de déficit, mas de superconcentração ativa da atenção sobre determinados conteúdos, com inibição de tudo o mais. É o caso de um estudioso que, pelo fato de sua atenção estar totalmente voltada para um problema, esquece onde estacionou o carro ou coloca meias de cores diferentes... Distraibilidade: é o oposto da distração. A atenção voluntária se torna instável, com dificuldade ou incapacidade para fixar-se ou deter-se em qualquer coisa que implique esforço produtivo. A atenção do indivíduo é muito facilmente desviada de um objeto para outro.
SENSOPERCEPÇÃO:
A sensação é o ponto de partida para todo ato de perceber. Sob a forma de sensações nossa sensibilidade transporta à esfera consciente as impressões que nos chegam. Para que a percepção se dê é necessário que o estímulo seja dotado de certa