Funções do utero
A principal função do útero é receber embriões que se implantam no endométrio, e desenvolve vasos sanguíneos exclusivamente para esta função. O embrião, se desenvolve em feto e evolui até o nascimento do bebê. Devido a barreiras anatômicas como a pelve, o útero é empurrado parcialmente para dentro do abdômen devido a sua expansão durante a gravidez.
Anatomia do útero humano[editar | editar código-fonte]
Situação[editar | editar código-fonte]
O útero está localizado no interior da pelve imediatamente dorsal (e de alguma maneira rostral) trompa à bexiga urinária eventral ao reto. Quando não está em estado de gravidez, seu tamanho em humanos é de alguns centímetros de diâmetro.
Regiões[editar | editar código-fonte]
De fora para dentro, as camadas até o útero são:
Vagina
Cérvix uterino - "colo do útero"
Orifício externo do útero
Canal do cérvix
Orifício interno do útero corpus uteri - "Corpo do útero"
Cavidade do corpo do útero
Fundo (útero)
Camadas[editar | editar código-fonte]
As camadas do útero, da mais interna para a mais externa, são as seguintes:
Camada
Descrição endométrio camada vascularizada (ciclo menstrual) miométrio (camada muscular) O útero consiste principalmente de tecido muscular liso, conhecido como miométrio. perimétrio (camada serosa) O tecido frouxo que o envolve é chamado de perimétrio. peritônio O útero é envolvido pelo peritônio.
Principais ligamentos[editar | editar código-fonte]
O útero é mantido em seu lugar por diversos ligamentos peritoneais, dos quais os seguintes são os mais importantes (existem dois de cada):
Nome
Origem
Inserção
ligamento largo do útero (mesométrio) laterais do útero paredes e assoalho da pelve ligamento redondo do útero ângulo lateral do útero (corno uterino) lábios maiores ligamento ovariano (ou "ligamento próprio do ovário") superfície lateral do útero ovários Ligamento tranverso do colo colo do útero e fórnice da vagina paredes laterais da pelve
Posição[editar |