Funções do armazem
1. Generalidades sobre a Função Aprovisionamento; 2. Organização da Função Aprovisionamento; 3. Fontes de Abastecimento; 4. Negociação; 5. Gestão do Armazém. Dimensionamento; 6. Manuseio e Acondicionamento; 7. Introdução à Gestão de Stocks; 8. Quantidade Económica de Encomenda; 9. Número Económico de Encomendas por Ano; 10. Principais Sistemas de Gestão de Stocks; 11. Stock de Segurança. Critérios Especiais de Cálculo.
Generalidades sobre a Função Aprovisionamento; 1. Definição, âmbito e competências da Função 2. Aprovisionamento/Compras; 3. Objectivos do Aprovisionamento; 4. Responsabilidades da Função.
Definição de Aprovisionamento:
Aprovisionamento organizado pode definir-se como a função responsável pela aquisição de equipamento, mercadorias e serviços requeridos para cada operação de produção; ✓ Por stock, entende-se a existência de qualquer artigo ou recurso usado numa organização.
A necessidade de detenção de stocks decorre, fundamentalmente, da dificuldade de sincronizar de forma perfeita a procura e oferta de bens e serviços.
Mais concretamente, as razões que conduzem à criação de stocks são: ✓ Prover a procura do consumidor; ✓ Permitir flexibilidade na programação da produção; ✓ Comprar de forma mais económica; ✓ Proporcionar uma salvaguarda para incumprimentos.
O objectivo da gestão de stocks é o de maximizar o seu serviço ao consumidor, minimizando-se o custo de detenção.
Âmbito do Aprovisionamento:
A definição anterior compreende como “compradores” organizados, aqueles que procedem à aquisição de bens e serviços destinados à produção, estabelecendo-se assim a distinção entre compras de uma organização e compras de um indivíduo ou família.
Dentre os compradores, cuja classificação difere de autor para autor, podem tipificar-se os industriais, institucionais e intermédios. Seja qual for a classificação, verifica-se que as