ESTOQUES
Estoques
Professora: Shaiane mendes
1
Armazém
Armazém é o local apropriado para guardar materiais e produtos que as empresas utilizam para facilitar o fluxo de entrada e saída de suas matérias-primas e dos produtos acabados. Deve ser um meio de redução de custos, e de tempo no atendimento ao cliente e facilidades no apoio ao processo de venda e pós-venda.
2
Armazém
Podem ser:
Próprios
Terceirizados
3
Armazém Próprio
Próprios, quando a empresa é um prestador de serviço (o comércio de forma geral, exemplo: grandes magazines).
Necessitam atender o cliente com precisão e qualidade.
4
Armazém Terceirizado
Normalmente, quando as empresas não pertencem ao ramo de atividade de armazenagem, procuram um operador logístico, porque é de sua especialização e competência. O operador logístico é um especialista em armazenagem, distribuição e transportes, possui frota própria e funcionários treinados. Conhece os custos logísticos e pode participar desta gestão com os clientes, aplicando seus conhecimentos logísticos para a redução dos custos desta atividade.
5
Armazém público os armazéns públicos são os espaços alugados para a estocagem e distribuição de produtos ou materiais com mão de obra terceirizada. Estes espaços se concentram também nos condomínios próprios para esta finalidade, quando o operador logístico divide seus espaços e os aluga a vários clientes.
Eles podem ser:
Comuns: usados para armazenamento de materiais próprios ou de terceiros aguardando embarque ou entrega. 6
Armazém público
Refrigerados: são utilizados para produtos que necessitam de congelamento ou com controle de temperatura como produtos químicos e farmacêuticos.
Alfandegados: autorizados pelo governo para armazenar mercadorias antes do pagamento dos tributos.
Guarda de documentos: móveis, máquinas etc.
7
Funções especificas de um
Armazém
Recebimento de matérias-primas e produtos acabados: deve-se elaborar procedimento para a entrada de
materiais,