Funções de linguagem
Em nosso cotidiano, interagimos com diferentes tipos de linguagem. Estas, que nos permitem expressar nossos sentimentos, opiniões, trocar informações através de uma simples conversa. Com isto, visamos em ampliarmos a nossa visão diante a sociedade, entre outros recursos.
Função emotiva ou expressiva
Na função emotiva ou expressiva, o emissor comunica seus sentimentos , emoções, inquietações e opiniões. Ele sempre irá se apresentar seus verbos e pronomes em 1ª pessoa.
Soneto de Fidelidade
De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento.
Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento
E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama
Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.
Vinícius de Moraes
Função apelativa ou conativa.
Na função apelativa ou conativa, os textos se voltam para o receptor da mensagem, visando persuadi-lo. Este tipo de linguagem encontra-se presente, em linguagem publicitária, como em banners, outdoors, panfletos, cartazes... Sua caractéristica principal, é o emprego dos verbos no modo imperativo, tendo sua predominação de verbos e pronomes na segunda ou terceira pessoa.
“Você compartilha sua dentadura?”
“Então não compartilhe sua senha! “
Função metalingüística
A linguagem tem função metalingüística quando o uso do código tem por finalidade explicar o próprio código. Seus verbos sempre terão predomínio na terceira pessoa.
Catar Feijão
Catar feijão se limita com escrever: joga-se os grãos na água do alguidar e as palavras na folha de papel; e depois, joga-se fora o que boiar. Certo, toda palavra boiará no papel, água