Funções de Gestão
As funções de gestão começaram a ser abordadas na chamada teoria clássica da administração que surge na França em 1916 com Henri Fayol, o qual se propagou por toda a Europa.
Todavia, Fayol desenvolvia a teoria clássica que se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Esta teoria tinha como objectivo principal buscar a eficiência das organizações.
É assim que, toda e qualquer organização quer seja grande ou pequena, velha ou nova, precisa ser executada sem problemas e alcançar as metas e objetivos, que tenham sido previstas para a mesma.
E, as noções administrativas com a implementação e o desenvolvimento dos conceitos próprios de gestão, estão ai para permitir com que isso se torne possível, ou seja, o gestor deverá implementar e desenvolver conceitos próprios da gestão para guiar positivamente a organização só assim a mesma alcançará o êxito tão almejado.
Administrativamente falando, existem quatro (04) conceitos de gestão que permitem que qualquer organização assuma o controlo do seu próprio destino.
Refiro-me basicamente das funções da gestão que, quando bem traduzidas conduzirão à criação de uma organização coesa sem sombras de dúvidas. As funções de gestão que temos são:
1. Planeamento – planear;
2. Organização – organizar;
3. Direcção – dirigir;
4. Controlo – controlar.
São estas quatro funções que, praticamente possibilitam com que a gestão seja feita duma forma faseada.
II – Funções de gestão
II.1 - Planeamento
Em noções de administração, um dos pilares da gestão cinge-se em Planear.
Planeamento; é a primeira função de gestão e é a base sobre a qual as áreas de todos os outros são construídas. Ou seja, planeamento consiste em prevê antecipadamente o futuro. Ele nos leva a responder duas perguntas fundamentais: o quê? como?
O Planeamento requer à administração para avaliar onde atualmente a empresa está (a trajetória actual da empresa) e onde estaria nos próximos