sal da terra e luz do mundo
QUALIDADE HIGIÊNICO-SANITÁRIA DE LEITE CRU
ORIENTADOR(A): ana CAROLINE ALVES PEREIRA de andrade
UNIDADE acadêmica: Centro de Ciências Agrárias
LOCAL DE EXECUÇÃO: Laboratório De Microbiologia dos Alimentos
SATUBA
Alagoas – Brasil
2015
SUMÁRIO
1.
RESUMO 2
INTRODUÇÃO 3
OBJETIVOS (UMA PÁGINA) 4
METODOLOGIA 5
Local de investigação 5
Origem e obtenção das amostras 5
Análises microbiológicas 5
Contagem total de micro-organismos aeróbios mesófilos 5
Determinação do NMP de coliformes 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES 8
RESUMO
O leite cru é o leite de vacas, ovelhas, cabras e outros animais. O leite pasteurizado é aquele que passa pelo processo para destruir microrganismos patogênicos ali existentes. No dicionário, no entanto, pasteurizado pode ter outro significado. E pejorativo. "Simplificado, empobrecido", diz o dicionário. Bela Gil concorda com esta última definição.
"O leite cru tem 50% mais cálcio, é mais alcalino, tem mais enzimas que ajudam na digestão e proteína de melhor qualidade. O leite pasteurizado intensifica as perdas nutricionais, o desequilíbrio da absorção dos nutrientes do leite, acidifica o sangue, retira o cálcio dos ossos e joga na corrente sanguínea para corrigir o pH, aumentando os riscos de osteoporose", lista a especialista em nutrição holística.
Leite em pó ou leite desnatado não são opções, alerta Bela. "É a ultrapasteurização superforte, a vapor, que faz o leite virar um pó. Além de milhares de químicas para fazer o leite não grudar, ficar branquinho", explica ela.
INTRODUÇÃO
Leite é o produto oriundo da ordenha completa e ininterrupta, em condições de higiene, de vacas sadias, bem alimentadas e descansadas (BRASIL, 2002). No Brasil, a cadeia agroindustrial de leite é de grande relevância econômica e social, desempenhando um papel importante no suprimento de alimentos e na geração de