APLICAÇÃO DE MÉTODO MULTICRITÉRIO NA ESCOLHA DO ESCRITÓRIO DE ADVOGADOS
DE ESCRITÓRIO DE ADVOCACIA
Pedro Henrique Melo ALBUQUERQUE1
José Alexandre SIMÕES1
RESUMO: O presente estudo se baseia no processo de tomada de decisão do cliente, analisando sua avaliação quanto as características, atributos de qualidade e notoriedade dos serviços prestados. Constatação essencial para empresa, uma vez que o estudo das escolhas pessoais do consumidor, além de aperfeiçoar a prestação do serviço almejado, propicia o reconhecimento da empresa no mercado. Finda a pesquisa exploratória, faz-se possível oferecer aos gestores essa ferramenta de decisão, imperativa para se angariar novos clientes e obter notoriedade na área jurídica. Por meio do método AHP para tomada de decisão multicriterial, foi viável a análise e comparação dos dados obtidos de questionários aplicados ao gestor e aos potenciais clientes de um escritório de advocacia. A partir das análises dos resultados, observou-se que, mesmo para empresas já atuantes e experientes no mercado de Brasília, existem espaços para melhoras estratégicas de modo que a empresa ofereça com precisão o aspirado pelos clientes.
PALAVRAS-CHAVE: Tomada de decisão. AHP; marketing jurídico; escritório de advocacia.
1 Introdução
O alinhamento entre os atributos e critérios prioritários para os gestores e clientes quanto à tomada de decisão para a aquisição de um determinado produto é fundamental para boa gestão de negócio, uma vez que o gestor deve ter suas ações pautadas no interesse dos clientes e qualquer divergência poderá fadar a organização ao fracasso.
Nesse contexto o advogado é considerado um profissional do encargo público, por assim compor uma das peças da administração democrática do poder Judiciário. Em juízo, o advogado é o responsável em assegurar a proteção dos interesses das partes da lide. O escritório de advocacia nasce da união desses profissionais que buscam a defesa legal dos direitos de seus clientes.
O objetivo deste