ATPS – Administração da Produção e Operações
RIO GRANDE, RS 15 de setembro de 2014
Sistema de Produção.
Um sistema pode ser definido como um conjunto de elementos inter-relacionados que interagem no desempenho de uma função. Os sistemas de produção são exatamente isto, conjunto de elementos pertencentes a produção de um bem ou serviço que interligados entre si chegam a um resultado final.
Também dizem respeito a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços,com características diferentes de volume e variedade.
Os processos que tem como resultado um produto, são chamados de processos de conversão, uma vez que mudam a estrutura, formato ou composição inicial da matéria-prima, já os que originarão um serviço, processos de transferência, pois há transferência de conhecimento, know-how e/ou tecnologia.
Existe um modelo genérico para descrever qualquer tipo de sistema de produção, que consiste em entradas, o processo de transformação em si e a saída.
As entradas de um processo são divididas em dois tipos de recurso: os recursos transformadores e os de transformação.
Os recursos a serem transformados são materiais, informações e consumidores. Os recursos de transformação são compostos por instalações (prédios, equipamentos, tecnologia) e funcionários (pessoas que operam as instalações).
Os insumos que são recursos a serem transformados diretamente em produtos, podem ser classificados em três categorias:
Insumos externos - aqueles que possuem caráter de informação e fornecem dados sobre as condições externas ao sistema de produção;
Insumos de mercado - também possuem caráter de informação, no entanto, fornecem informações sobre concorrência, produtos e desejos dos clientes;
Insumos primários/recursos primários - são os insumos que sustentam diretamente a produção e a entrega de bens e serviços, podendo ser públicos ou não, tais como: Recursos Físicos – Máquinas, Equipamentos, Matérias – primas,Recursos