a loka
O autor divide o livro em “dois livros”, cada um com subtítulos diferentes o respectivamente os subtítulos são “A Chegada dos Marcianos” e “A Terra sob o Domínio dos Marcianos”, respectivamente. Além disso, compõem as duas partes 27 capítulos por onde se desenvolve a estória e que possuem um bom tamanho, nem muito curtos nem muito longos, o que me agradou muito, pois tenho preguiça de ler capítulos muito grandes, pois esqueço a estória, mas não gosto de capítulos muito pequenos, pois fica muito resumido.
A obra abre com um inspirado texto citando os nossos algozes e nossos minúsculos salvadores, ao mesmo tempo em que faz uma crítica ao modo de viver do homem à época. Interessante citar também que o relato da invasão é passado a nós pelo protagonista que o conta como que aquele fosse um livro escrito por ele, relatando sua experiência durante a guerra, Como se nós estivéssemos ao lado dele.
A descrição do cenário e do ambiente é muito competente e como o esforço narrativo do autor para passar a tensão da situação. Você facilmente fica imaginando e visualizando a destruição, as cidades sendo evacuados, o desespero das massas em fuga e a impiedade dos marcianos.
Os primeiros capítulos narram a chegada das cápsulas disparadas por Marte, as primeiras movimentações dos marcianos e o início da destruição, com um destaque para o medo e desespero. Foi com base nesta parte do livro que o jornalista Orson Welles, em 1938, realizou sua histórica transmissão de rádio, em um texto adaptado para os EUA, levando um desconcertante pânico à população americana.
A segunda parte do livro dá destaque à