Funções da rede de distribuição
PRAÇA / CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO
Trabalho para Avaliação – Composto de Marketing
CRUZ ALTA – RS, 2013
Introdução
No trabalho constam informações detalhadas sobre canais de distribuição, no qual se aprofundam detalhes sobre funções da rede de distribuição, fatores que influem na formação da rede de distribuição, principais estratégias de distribuição, papel do representante comercial, rede de distribuição no setor de serviços. Com base nestas informações, as empresas acertam em investir em televisão para chegar ao público da terceira idade. Estes investimentos ajudam de várias formas as empresas no relacionamento com seus clientes, seja como forma de atrair o consumidor até o ponto de venda, apresentar um novo produto ou mesmo em ações que visam agregar valor à marca
Funções da Rede de Distribuição
A distribuição compreende as atividades necessárias para que a oferta comercializada pela empresa fique acessível ao seu mercado consumidor. A distribuição preocupa-se e refere-se à logística e aos canais através dos quais o produto chega aos clientes.
O canal de distribuição pode ser longo e incluir diversos intermediários com armazenistas, grossistas e retalhistas ou ser curto e no limite não existirem intermediários entre o produtor e o consumidor.
Se a empresa optar por um canal de distribuição mais longo, certamente conseguirá chegar a um mercado mais vasto e com menor necessidade de investimento, mas também perderá o controle sobre diversas varáveis do marketing como o preço de venda ao consumidor final, a qualidade do serviço ou produto.
Mas se o fabricante optar por uma venda mais direta conseguiria obter maio controle sobre serviço e ou mercadorias oferecidos, mas atingira consequentemente um mercado menor.
Existe um grande número de canais disponíveis - entre eles:
Venda direta ao cliente, via e-mail, telefone ou internet;
Representantes, que tipicamente vendem