Funções da linguagem
Texto 1:
Sem Ilusão
1°Parágrafo
Encontramos a função Emotiva, pois ele transmite emoções, “de nada adianta pedir aos céus, praguejar, fazer pirraça, rasgar e engolir a folhinha do calendário”.
E também a função poética, “é sinal de que todos os príncipes e carruagens já viraram ratos e abóboras”, pois a frase está no sentido conotativo.
2°Parágrafo
Temos a função Emotiva, por mostrar sentimentos de como as pessoas vão ficar, “um exército de ex-sonhadores cabisbaixos ganhará as ruas, arrastando suas trôpegas existências até pontos de ônibus, guichês de repartições públicas e elevadores de prédios comerciais”. Referencial por conter informações sobre o que vai acontecer: “ Em fúnebre silêncio, retomarão suas rotinas pregressas: sai a confecção de fantasias, entra a confecção do relatório de resultados do bimestre”.Poética, “o regime estritamente etílico dos últimos dias dá lugar ao buffet de folhas murchas do restaurante por quilo, ao invés do perfume daquele que bem poderia ser o amor de sua vida”.E fática pois no final ele pergunta: (lembra?), podemos ver que ele está perguntando a alguém, daí temos um canal de comunicação.
3°Parágrafo
Encontramos a função metalingüística, “Agora é tempo de, novamente, empurrar o calo pra dentro do sapato social, a queixa, para debaixo do tapete, a conta atrasada, para o mês seguinte, a alma, para dentro do corpo. Podemos ver que ele usa um código para mostrar o que deve ser feito.Apelativa, “. “Três dias pra sorrir, um ano pra chorar”, pois ele quer convencer e induzir as pessoas a acreditarem que só no carnaval elas serão felizes. E Referencial pois ele termina explicando como serão as lembranças das pessoas sobre as histórias vividas, ele comenta também que algumas pessoas não acreditaram e etc.
4°Parágrafo
Texto 2:
O cachorrinho e o mundo cão
O primeiro parágrafo indica a função Poética, por falar que é uma linda bola de pelos. No segundo parágrafo também seria um pouco da Poética