Funções da linguagem
A base deste trabalho é a de analisar duas reportagens diferentemente tratadas por dois meios de divulgação afim de mostrar os elementos da comunicação envolvidos como forma de diferenciação.
O tema em questão foi o tão famoso “rolezinho”- neologismo usado para definir encontros simultâneos de centenas de pessoas em locais públicos com distintas finalidades.
O “rolezinho” ganhou até fama internacional e foi motivo de notícia no NEW YORK TIMES, quando esse afirmou “a falta de opções gratuitas de lazer” das pessoas envolvidas no movimento. Com análises críticas e bem duras, a reportagem americana só veio a piorar a visão brasileira vista pelo mundo.
Esse movimento foi por muitos estudado e há dezenas de explicações para tal fenômeno. Dentre elas, escolhi duas para nosso projeto.
Falaremos quais são os elementos de comunicação e quais são as funções da linguagem para depois apresentarmos as reportagems escolhidas e suas respectivas análises.
Por fim, comparando as reportagens, o projeto serve de fundamento para os elementos de comunicação, comprovando que o bom uso dos mesmos pode influenciar a mídia e a opinião pública. Portanto, podemos afirmar que eles são de extrema importância no entendimento que fazemos do mundo ao nosso redor.
DESENVOLVIMENTO
1- Análise dos elementos da comunicação
Nas situações de comunicação, alguns elementos são sempre identificados. Isto é, sem eles, pode-se dizer que não há comunicação. É o que diz a teoria da comunicação. Os elementos da comunicação são:
Emissor ou destinador: alguém que emite a mensagem. Receptor ou destinatário: a quem se destina a mensagem. Código: a maneira pela qual a mensagem se organiza. O código é formado por um conjunto de sinais, organizados de acordo com determinadas regras, em que cada um dos elementos tem significado em relação com os demais. Pode ser a língua, oral ou escrita, gestos, código Morse, sons etc. O código deve ser de