FUNÇÕES DA LINGUAGEM
A linguagem é um fenômeno bastante complexo, constituída de um processo de significação: supõe a faculdade de representar a realidade por meio de signos, isto é, de estabelecer uma relação de significação entre alguma coisa (A)e outra coisa (B) que se escolheu para significá-la.Ao primeiro elemento denominamos de significado ou referencia ao segundo elemento denominamos de significante.
A representação pode se dar por sinais não signicos que denomina se imagens ou ícones , signos naturais, signos artificiais que podem ser lingüístico ou não liguisticos.Porem a linguagem humana , só se realiza em um processo de interação em que os interlocutores se utilizem de signos verbais ou formas lingüísticas isso ocorre porque qualquer outro código para ser compreendido precisa ser antes traduzido em signos verbais.
Lingua:
Podemos dizer que língua é a linguagem se realiza por meio de signos verbais de forma lingüísticas , organizadas em um sistema não fixo , próprias de um povo um grupo de falantes estruturadas em anunciação. A língua é um patrimônio social , tanto os signos como as formas de combinalos são conhecidos e acatados pelos membros da comunidade que a emprega.
Porém não se pode definir a língua como um sistema fechado como um produto acabado, mas, antes , como um sistema virtual, que se realiza concretamente nos atos da fala, como um processo de interação verbal dos interlocutores , por meio de enunciação.
O sistema aqui entendido como um conjunto articulado de relações que se estabelecem entre elementos lingüísticos.Os elementos lingüísticos apresentam um plano fonético e um plano significativo.O conjunto fonético que expressa um siginificado pode ser decomposto em unidades mínimas: os fonemas.
Os recursos da língua constituem , assim , um sistema semi-estrturado que comporta regras para a produção de sentido, mas, ao mesmo tempo, ésta aberto para a ação criativa do sujeito do discurso.Deste modo, verificam –se situações em que o sentido é