imperio grego
1. Leitura e interpretação de fontes históricas (escritas, gráficas e iconográficas)
Para conhecer a História das populações, os historiadores servem-se dos vestígios que estas nos deixaram, estes são as fontes históricas. Existem fontes históricas primárias orais, que são os testemunhos de pessoas vivas e lendas; nãoescritas, que são utensílios e instrumentos da civilização material, monumentos, paisagens, restos arqueológicos, obras de arte e fotografias, sendo que mapas, desenhos, pinturas, esculturas são chamadas fontes históricas iconográficas, pois representam uma imagem. Ainda há fontes históricas primárias escritas (gráficas), que são cartas, diários, leis, obras literárias, jornais, anúncios, moedas e inscrições em pedra e em outros materiais. Finalmente existem fontes históricas secundárias, estas são as investigações de outros historiadores e as contribuições de outras ciências.
2. Explicitar o lugar de destaque de Atenas em relação às restantes cidadesestado
No século V a.C. Atenas, situada na região da Ática tinha um porto fortificado
(Porto de Pireu) visto que se situava na zona marítima. Permitiu o desenvolvimento a sua actividade naval, beneficiando a nível social, cultural e artístico, uma evolução a nível cultural, destacando-se das restantes pólis pela sua cívica na evolução política e no seu progresso cultural e artístico. Atenas foi a mais brilhante e próspera de todas as cidades-estado na Grécia Antiga sendo um exemplo para todas as outras pólis.
Fig.1) A pólis de Atenas
3. Identificar a pólis ateniense como um centro politicamente autónomo
Num solo pouco fértil e sem muitos recursos, a agricultura é tipicamente mediterrânea, o relevo grego dificultava as comunicações, e além do mais a civilização grega sofreu sucessivas invasões o que favoreceu o desenvolvimento de cidades-
estado isoladas. Por isso estiveram sempre divididos numa pluralidade de pequenas cidades-estado, autónomas e