funções da linguagem
Funções da linguagem funções A linguagem possui diferentes funções. Nós a usamos de acordo com vários objetivos: dar uma informação, expressar nossa emoção, convencer alguém sobre algo... Dificilmente dizemos que um ato comunicativo tem apenas um objetivo; muitas vezes comunicamos - ao mesmo tempo - a nossa opinião e a nossa emoção. E queremos que nosso receptor se comova com nosso estado emocional e se convença de que nossa opinião é respeitável. É por isso que dizemos que, em um gesto comunicativo, há uma função de linguagem predominante.
Elementos da comunicação
Explicando funções de linguagem:
• 1- Emissor: É aquele que envia a mensagem (pode ser uma única pessoa ou um grupo de pessoas).
• 2- Receptor: É aquele a quem a mensagem é endereçada (um indivíduo ou um grupo), também conhecido como destinatário.
Como em situações de comunicação real o emissor e o receptor trocam de papel, costuma-se dizer que emissor e receptor são interlocutores.
• 3- Mensagem: É o contéudo (assunto) das informações que ora são transmitidas
• 4- Canal: É o meio pelo qual a mensagem é transmitida.
• 5- Referente ou Contexto: É o objeto ou a situação a que a mensagem se refere.
• 6- Código: É o conjunto de signos e de regras de combinação desses signos utilizado para elaborar a mensagem: o emissor codifica aquilo que o receptor irá decodificar.
Função Poética
Essas funções não são exploradas isoladamente; de modo geral, ocorre a superposição de várias delas. Há, no entanto, aquela que se sobressai, assim podemos identificar a finalidade principal do texto.É aquela que se centra sobre a própria mensagem. Tudo o que, numa mensagem, suplementa o sentimento da mensagem através do jogo de sua estrutura, de sua tonalidade, de seu ritmo, de sua sonoridade. Essa função é capaz de despertar no leitor prazer estético e surpresa. É explorado na poesia e em textos publicitários. É aquela que se centra sobre a própria mensagem.
FUNÇÃO POÉTICA .
A função poética