Funções da escrita
Funções da escrita
A escrita é um objeto social, mas muitas vezes é tido apenas com um exercício escolar, distante da realidade dos alunos. Por isso a tarefa da escola é levar os alunos a perceberem o sentido funcional do uso da escrita, vem daí a relevância de aproximar os usos escolares da língua escrita com o aspecto comunicativo dentro e fora do contexto escolar. Vale levar em conta também, aos usos e funções da escrita que podem variar histórica e culturalmente, da mesma forma, variam também em função de contextos definidos por comunidades específicas, como por exemplo a internet, que lá o sujeito não percebe relevância do ensino da escrita para suas necessidades reais, e acaba o deixando de lado, assim se contaminando por um desânimo exemplar.
Se refletirmos sobre as funções da escrita, podemos lembrar de duas predominantes, a comunicativa e informativa.
Noções e princípios teóricos A linguagem é um processo de interação, para se comunicar, para exteriorizar pensamentos, informações e para realizar ações com o outro.
A língua é um produto histórico de diferentes instâncias sociais, e é por isso que ela vem marcada pelos seus usos e espaços sociais destes usos. Sendo assim, a língua nunca é considerada produto acabado, fechado em si mesmo.
Reconhecer a heterogeneidade da língua, por conta de suas variedades de regiões, de gênero, de geração, de profissão, de classe social, entre outras, é considerar que a língua é utilizada para dar conta das necessidades dos falantes, como por exemplo, falar uma determinada palavra em uma região pode ser errado ou inusitado ou até mesmo estranho, mas em outra região pode ser extremamente normal.
O sistema e a norma de uma língua funcional refletem sua estrutura. Lembrando que, o sistema é usado pelo sujeito, e diz a respeito da estrutura da língua que contém os traços distintivos e indispensáveis. E a