Funçoes da escrita
Alfabetizar e ser alfabetizado não é tarefa fácil tendo em vista a sua complexidade. Mediante á isso iremos abordar neste trabalho os dois métodos de alfabetização e suas particularidades.
A maior dúvida e dificuldade que os docentes encontram é a questão de saber qual método é o mais indicado na hora de alfabetizar, pois ambos são utilizados.
Embora o analítico seja o mais incentivado por possibilitar ao aluno a construção do seu próprio conhecimento ensinando do todo para as partes. E o sintético é bastante criticado por considerar importante a escrita perfeita através das regras gramaticais, porém a grande maioria não aprende a dar coesão ao que se escreve.
Alguns docentes utilizam somente o método sintético através das repetições de exercícios objetivando a memorização de letras, sílabas para assim acontecer à formação de palavras, frases e textos. Com isso a criança pode assimilar a conexão entre a fala e a escrita. A positividade deste método se encontra na ortografia perfeita concebida através do ensino de regras e repetições.
O método analítico propõe uma alfabetização onde o aluno torna-se participe da construção da sua aprendizagem através do seu conhecimento prévio de mundo. Este método foi baseado na teoria da Gestalt que acredita na aprendizagem que se dá através do insight.
Este método é organizado por pela leitura de palavra por palavra e uma das formas utilizadas são as parlendas, poesias, contação de história e musica.
As parlendas ajustam a oralidade e a escrita, ajuda a construir conhecimentos sobre a estrutura do sistema de escrita alfabética.
As poesias estimulam o imaginário do indivíduo e na alfabetização infantil é bastante utilizada por trazerem animação através dos seus versos ritmados favorecendo a fluência na leitura oral e na interpretação de textos. A contação de história é uma forma eficaz de transmitir ideias, e levar conhecimentos, aguça a imaginação e a criatividade. Ela poderá ser utilizada de maneira